Como dirigir com segurança após um pneu estourado, você está dirigindo em uma rodovia, prestando atenção na estrada à frente. Então – BANG! Um som como o de um tiro perfura o ar e seu carro começa a virar. Você acabou de experimentar um pneu estourado.
O que você fizer nos segundos seguintes fará toda a diferença.
Dependendo do que você fizer, você pode acabar com um simples pneu furado ou com seu carro em uma vala. Continue lendo para aprender não só como lidar com uma explosão com segurança, mas também o que você pode fazer para evitá-la e o que deve ser feito depois.
Prevenção
Um pneu estourado é um tipo especial de pneu furado. A parede lateral se rompeu, deixando um grande rasgo no pneu que não pode ser reparado. Enquanto muitos acreditam que um pneu estourado é causado em parte por excesso de inflação, o verdadeiro culpado é na verdade o oposto: pneus que estão com pressão insuficiente.
Não é a borracha e o aço que tornam um pneu capaz de suportar o peso de um carro e seus passageiros. É o ar. Sem ar suficiente, os componentes dentro dos pneus flexionam e aquecem até que todos se partam e ocorra uma ruptura.
Se o carro estiver carregando uma carga pesada, a probabilidade de um estouro é maior. É por isso que é importante verificar regularmente a pressão dos pneus. A pressão adequada para os pneus de um carro está listada no batente da porta do lado do motorista.
Outra maneira comum de ter um pneu furado é dirigir com pneus muito gastos e velhos.
Depois de um tempo, a borracha começa a afinar e torna-se mais provável uma ruptura. Para ver se seus pneus estão muito gastos, use o teste do centavo.
Enfie a ponta de uma moeda na banda de rodagem do pneu de forma que a cabeça de Abe Lincoln fique escondida pela banda de rodagem.
Se você puder ver o topo da cabeça de Lincoln, seus pneus estão muito gastos para dirigir. No entanto, se você não puder trocar o pneu, tente esfregá-lo com óleo vegetal.
O óleo vai umedecer a borracha, deixando-a mais flexível e diminuindo as chances de estourar.
O que fazer durante uma explosão
Quando o pneu estourar, o que você absolutamente não deve fazer é puxar o freio. Como um de seus pneus agora está efetivamente inútil, o freio será aplicado de maneira desigual, fazendo com que o veículo vire.
Se você estiver dirigindo uma van ou SUV, é bem possível virar seu carro freando durante uma explosão.
Em vez disso, você precisa pressionar o acelerador após uma explosão. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas quando um pneu explode, a velocidade do seu carro pode cair repentinamente devido ao arrasto causado pelo pneu furado.
Você deve pisar no acelerador por apenas um momento, para que nenhum carro atrás de você se surpreenda com sua queda repentina de velocidade e se choque contra você.
Depois de pisar no acelerador rapidamente, você notará que seu carro vai querer virar na direção da explosão. Mantenha seu carro estável, deixe-o perder velocidade gradualmente e somente quando estiver indo mais devagar do que 30 milhas por hora, você deve desviar o veículo para o acostamento.
O que fazer depois de uma explosão
Depois de desviar o carro com sucesso para o acostamento, você pode começar a pensar sobre os próximos passos que precisa dar. Você deve sempre ter um pneu sobressalente à mão.
Agora é a hora de trocar o apartamento e seguir para o posto de gasolina mais próximo. No entanto, você precisa se certificar de que há espaço suficiente ao redor do carro para trabalhar livremente.
Não tente trocar o pneu, pois isso o colocará na estrada e em uma situação perigosa devido ao tráfego em sentido contrário. Se você não tiver espaço suficiente para trocar o pneu ou se não tiver um sobressalente, é necessário chamar um guincho.
Dependendo de onde você estiver, você pode decidir que o caminhão deixe seu carro em casa ou no mecânico mais próximo.
É provável que uma ruptura aconteça pelo menos uma vez na vida de uma pessoa. O importante a fazer, acima de tudo, é manter a calma. Uma explosão geralmente é acompanhada por um grande estrondo.
Não deixe isso enervá-lo. Siga os procedimentos de segurança corretos e você estará na estrada novamente em nenhum momento.
Leia também: